Como Criar Cursos Online: Planejamento, Produção e Venda


Como Criar Cursos Online: Planejamento, Produção e Venda

Como Criar Cursos Online

Como Criar Cursos Online

O crescente mercado da educação a distância

No e-learning (aprendizado eletrônico), as etapas de ensino são programadas, divididas em módulos, que seguem um raciocínio lógico e evolutivo, que são essenciais para criar um curso online.Como Criar Cursos Online

Os cursos online são uma ótima opção para as pessoas que precisam de ensino de qualidade sem sair de casa, podendo ser realizado em qualquer horário e em qualquer local de acordo com sua disponibilidade, através de um computador, notebook, tablet ou smartphone conectado a internet.

Pelo fato de não ser necessária a presença em salas de aulas convencionais, é possível conciliar o trabalho com os estudos conseguindo unir a experiência profissional com o conhecimento teórico.

Bons gestores, de empresas de todos os portes, sabem que bons treinamentos são imprescindíveis para o crescimento do negócio. Por meio da educação a distância é possível manter seus funcionários sempre atualizados, além de diminuir seus gastos com qualificação em até 60%.


Aumento da procura

O preço dos cursos online também são diferenciados em relação aos cursos presenciais, porque os custos são fixados no momento da produção e não requer o investimento contínuo conforme ocorre na organização de cursos presenciais, oferecendo assim, mais esta vantagem para a empresa e alunos. Existem instituições que cobram um preço único, não sendo necessário pagar mensalidades e taxas adicionais.

Os cursos online possuem certificados que tem validade em todo país. Você pode recebê-los por e-mail em formato de PDF ou ser gerados diretamente na plataforma online.

Nos últimos 11 anos, a oferta de cursos nesta modalidade cresceu 24 vezes.

Apenas como exemplo da taxa de crescimento na aceitação do mercado, os cursos de graduação a distância registraram crescimento de 15,7% entre 2012 e 2013, segundo dados do Censo da Educação Superior, divulgados pelo MEC (Ministério da Educação).


Mercado em expansão

Em 2014, os cursos de EAD somaram 3.868.706 matrículas, com 519.839 (13%) nos cursos regulamentados totalmente a distância, 476.484 (12%)Como Criar Cursos Online nos cursos regulamentados semipresenciais ou disciplinas EAD de cursos presenciais e 2.872.383 (75%) nos cursos livres. Em 2015 esse quantitativo chegou a 5 milhões.

Segundo a ABED (Associação Brasileira de Educação à Distância), no último censo realizado sobre ensino à distância, a formação de colaboradores no ambiente corporativo é o que alimenta a maior parte do mercado de instituições fornecedoras de produtos e serviços de educação à distância.

Para o final de 2015, segundo o censo da ABED, as empresas provedoras de ensino à distância, tiveram um aumento de, no mínimo, 25% em relação ao ano anterior.

Com relação aos investimentos realizados em EAD no ano de 2014, a maioria das instituições declarou aumento em relação ao ano anterior: 51% do total de instituições formadoras, ou seja, 123 instituições. A previsão da maioria é que o aumento prossiga em 2015 e 2016. 


Como Criar Cursos Online: Análises

Talvez, você já tenha pensado em criar seu próprio curso online, mas, a partir daí, surgem algumas dúvidas. Possivelmente, a primeira dúvida seja o custo de produção, porque envolve profissionais distintos no mercado. Listamos quatro itens essenciais para o planejamento de um curso online. Veja:


#1 – Como Criar Cursos Online: Materiais

Será necessário organizar e preparar o material (aulas) que você possui para apresentar aos seus alunos de forma lógica. Esse material dará origem às suas videoaulas, por meio da filmagem e/ou produção de materiais didáticos.


#2 – Como Criar Cursos Online: AVA

Onde os vídeos e demais materiais serão disponibilizados para que seus alunos, clientes ou colaboradores possam acessar? Este é outro ponto Como Criar Cursos Onlineimportante, e que em muitos casos, necessita da contratação de serviço de uma segunda empresa.

É preciso que o conteúdo do seu curso fique disponível num ambiente virtual de aprendizagem (AVA), afinal, estamos falando de um modelo de educação a distância. Não é apenas ter os vídeos prontos e disponibilizá-los no YouTube, senão, como você terá controle de inscritos?!

Para que haja qualidade no curso que pretende oferecer, é necessário que este esteja disponibilizado num AVA  que possua recursos que possibilitem o que deseja com qualidade.

Seus alunos terão acesso a este ambiente seguro por meio de login e senha, entrarão em determinadas áreas do ambiente, onde poderão assistir suas videoaulas, acessar materiais didáticos e demais recursos, como interatividade e atividades, se necessário.


#3 – Como Criar Cursos Online: e-Commerce

Mesmo com tudo pronto para que seus alunos possam fazer seu curso, como eles irão comprar e se inscrever? É necessário que haja um site ou página específica para divulgar as informações sobre seu curso e que o mesmo esteja preparado para que seus alunos possam comprar, por meio de um sistema de pagamento seguro (e-commerce).


#4 – Como Criar Cursos Online: Divulgação

Apesar de todos os três itens acima estarem prontos, sem a devida divulgação e propaganda, seu curso será apenas mais um curso disponível na internet sem visitação ou vendas. É preciso um plano de comunicação para vendas.


Planejando um curso online

Tendo em mente o potencial que os cursos online podem oferecer para o seu negócio ou para sua empresa, saiba que este momento tem se mostrado bastante propício para se investir em EAD devido à evolução dos recursos tecnológicos disponíveis no mercado.

A partir daí, para iniciar a produção do seu próprio curso online, o primeiro passo é fazer um bom planejamento pensando em pontos como:Como Criar Cursos Online

1 – Qual o público alvo?
2 – Qual a carga horária do curso?
3 – Como será a organização do conteúdo?
4 – Qual a plataforma EAD?
5 – Como o curso será divulgado?
6 – Como o curso será vendido? Qual sistema de pagamentos será adotado?
7 – Como será feita a propaganda para impulsionar as vendas?
8 – Será tudo automatizado?

Agora, vamos entender um pouco mais sobre cada uma das questões a seguir, para que entenda como criar cursos online…


Qual o público alvo?

Quem são os clientes do seu curso? Estudantes, profissionais, colaboradores, empresas ou mesmo instituições de ensino?

É importante que conheça o segmento dos seus possíveis clientes para que não perca tempo e dinheiro tentando vender um curso para todo mundo. Foco é essencial para que consiga melhores resultados.

Busque dados relevantes sobre o perfil de público para que seu curso tenha uma melhor aceitação.


Qual a carga horária do curso?

Se você já possui o conteúdo organizado a ser apresentado por meio de material didático (PDF, PowerPoint, Doc…), então, já terá uma noção da carga horária que o mesmo teria se fosse utilizado numa sala de aula presencial.

Se o curso for realizado somente por meio de videoaulas, então, a quantidade de horas e minutos de filmagem irá totalizar a carga horária do curso.


Como será a organização do conteúdo?

É preciso que haja uma sequência lógica dos tópicos que serão apresentados em seu curso online. É preciso que haja uma ementa em seu planejamento, que será dividida em módulos, unidades ou tópicos.

É importante que o conteúdo tenha uma sequência lógica para facilitar o seu próprio trabalho na organização do que será apresentado aos alunos, até mesmo para você, no momento em que este conteúdo for planejado em suas apresentações em videoaulas.

Caso seu curso possua material didático a ser oferecido aos alunos, uma forma bastante interessante de preparar atualmente este material é em formato de e-book.

Dica: Saiba que é possível fazer e-books de alto impacto visual utilizando o PowerPoint e depois convertendo para PDF.


Qual a plataforma EAD?

Imagina disponibilizar seu curso em uma plataforma com navegação confusa, design que não condiz com a qualidade que você esperava e sem os recursos que atendam a sua necessidade e/ou de seus alunos/clientes/colaboradores?

Seu público merece acessar o conteúdo do seu curso e navegar de forma intuitiva, entendendo exatamente o que deverá fazer assim que acessar o ambiente virtual de aprendizagem (AVA).

Como o curso será divulgado?Como Criar Cursos Online

Imagina ter seu curso disponibilizado em um ambiente virtual de aprendizagem e você não ter ideia de como os seus alunos, clientes ou colaboradores irão comprar e acessar seu curso.

Quais serão os processos após a conclusão da produção do seu curso?

É importante pensar em como o curso será divulgado. Por exemplo, em um site, página, intranet, blog, etc.


Como o curso será vendido? Qual sistema de pagamentos será adotado?

Assim como a preocupação em como o curso será divulgado, também é importante saber como ele será vendido (no caso de cursos oferecidos para o varejo).

O site ou blog devem possuir recursos de e-commerce que possibilite a compra por seus possíveis alunos. Em um clique, estes deverão ser remetidos à uma página onde poderão efetuar a compra do seu curso, com diversas possibilidades de pagamentos (débito, crédito parcelado, boleto e transferência bancária).


Como será feita a propaganda para impulsionar as vendas?

Até o item anterior você possui tudo para que seus alunos/clientes possam ter acesso ao seu curso. Mas, só tem um porém, sem propaganda as pessoas não terão conhecimento do seu curso.

Isso é muito comum acontecer na Internet. Existem muitos sites de conteúdo, produtos e serviços disponíveis, mas, muitos desses sites sem visitações. Nada pior que ter tudo pronto e não ter compradores para seu curso, não é mesmo?!

É importante que exista um plano para promover seu curso e os respectivos: site, blog, redes sociais e etc que estão divulgando o conteúdo do seu curso.

Campanhas, como por exemplo, no Google, Facebook, Youtube, e-mail marketing, inbound marketing e etc, serão essenciais para trazer alunos para seu curso. Alunos estes que sejam de acordo com o público alvo.


Será tudo automatizado ou será necessária a sua participação em algum processo?

É importante que entenda todo o processo do projeto que será produzido, para que possa se preparar caso seja necessária a sua participação em alguma parte do processo.

Há casos em que tudo é automatizado, já outros, em que será necessária a sua participação no envio de mensagem inaugural aos alunos, cadastro de alunos no AVA, tirar dúvidas, gerar certificados e etc.

Quanto mais automatizado melhor para você!ebook_inovaclass_educadores_empreendedores

Gostaria de mais informações estratégicas para seu planejamento?

 

Para que possa ampliar o sucesso em seu planejamento de como criar cursos online: preparamos um e-book com informações e dicas que irá lhe ajudar a:

– identificar novas oportunidades;

– planejar seu novo negócio de sucesso;

– conhecer o mercado em que irá atuar;

– identificar seus clientes (alvo);

– promover o curso a ser lançado;

– e muito mais!

Para fazer o download do e-book Educadores Empreendedores, clique aqui!


Como Criar Cursos Online: Produção

Como Criar Cursos Online: Planejamento, Produção e Venda

O crescente mercado de vídeos online

É importante comentar aqui a seguinte informação sobre a utilização de vídeos: O YouTube estima que 300 horas de conteúdo de vídeo são enviadas para sua plataforma a cada minuto, gerando bilhões de visualizações por dia, enquanto a circulação de jornais nos EUA e outros países continua a cair, segundo dados do Pew Research Center.

Estudos mostram que as pessoas são mais propensas a lembrar de um anúncio em vídeo. Cursos online estão tendo sucesso porque eles oferecem recursos que os livros por si só não conseguem.

Em 2014, 68 milhões de brasileiros assistiram mais de 11 bilhões de vídeos online, o que significa mais de 1/3 da população brasileira. Os investimentos com vídeos online vêm crescendo cada vez mais a cada ano e a preferência por este tipo de recurso também vem sendo solicitado cada vez mais pelos alunos de cursos online.


Gravação de videoaula

Como Criar Cursos Online

Como Criar Cursos Online

Após concluir a organização inicial do planejamento e material que será apresentado aos seus alunos, clientes ou colaboradores, este será o momento de preparar a filmagem das videoaulas.

Aqui há duas ótimas possibilidades de ambientes em que a filmagem poderá ser realizada. São elas:


1 – Filmagem utilizando um fundo virtual (tela de
chroma key) – Nesta opção, o apresentador/professor ficará posicionado à frente de uma tela verde/azul/branca/preta em que depois de finalizada a filmagem, ocorrerá a edição (som e imagem) e seleção de um fundo que mostrará um ambiente totalmente diferente do local em que houve a gravação, podendo ser, por exemplo, um estúdio, uma paisagem, uma plateia e etc.


2 – Filmagem utilizando um ambiente real
– Nesta opção, o apresentador ou professor poderá escolher ter sua filmagem gravada num local que seja de seu costume, como escritório, consultório, salão, academia, empresa e etc.

Observação: Nos dois casos, é importante que o ambiente esteja propício para a realização da filmagem como, por exemplo, sem interferência de sons que possam atrapalhar a locução e atenção do apresentador.


Equipamentos

Para uma filmagem de boa qualidade, é necessário que o equipamento seja adequado para este tipo de serviço, como:

– câmeras que possam gravar em qualidade HD;

– microfone individual que possa captar e dar foco somente ao apresentador/professor;

– iluminação que ofereça brilho suficiente e não projete sombras;

– teleprompter para auxiliar o apresentador/professor em casos de necessidade ao apresentar o conteúdo.

Observação: Apesar da facilidade de filmagem com equipamentos como smartphones e tables, é necessário que estes equipamentos possuam suportes adequados, apoio de alguém experiente ou profissional para filmagem e edição, caso contrário, o resultado final poderá comprometer a qualidade esperada.


Plataforma EAD

Atualmente, programas educacionais baseados em EAD – quase que essencialmente – adotam ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) fundamentados na internet.Como Criar Cursos Online

Esses programas potencializam, dessa forma, a interação a distância como elemento pedagógico.

Por isso, as novas tecnologias de comunicação e informação vêm ajudando, continuamente, instituições, professores e alunos.

É muito importante que a seleção de um AVA atenda as necessidades pedagógicas e que possua recursos que se adaptem à demanda de cada público, sejam alunos, colaboradores, instituições de ensino ou empresas.

Além disso, é preciso verificar se o AVA é flexível, atendendo dos mais simples objetivos como expor o conteúdo aos alunos de forma automatizada, aos mais complexos, como oferecer recursos que permitam formações de turmas e interatividade entre professor e alunos / alunos e alunos, como fóruns, chat, wikis, calendário, modelos de atividades diversas, área para lançamento e controle de notas.

Existem diversas soluções de AVA no mercado, mas, é preciso entender exatamente como estas soluções poderão ajudar em seu projeto.

De nada adiantará o AVA possuir diversos recursos se você precisará de algo simples, intuitivo para seus alunos. Imagine se seus alunos acessarem o AVA em que seu curso está disponibilizado e os principais contatos que eles farão com você será sobre dúvidas de como utilizar os recursos disponíveis.

Outro ponto importante a ser abordado aqui, é que este AVA seja estável, que não haja descontinuidade do serviço por “quedas” no servidor ou mesmo travamentos nos recursos.

É importante que o serviço de hospedagem em que o AVA esteja disponibilizado atenda a demanda crescente de alunos.

O AVA também deve oferecer a possibilidade de acesso por meio de diversos dispositivos como: computador, notebook, tablet e smartphone. Isso significa que deve ser “responsivo”.


Como Criar Cursos Online: Quais são as vantagens do EAD?

Para o aluno:

– O aluno pode fazer o curso, na hora mais conveniente, no ritmo de aprendizagem mais adequado, no lugar mais confortável, sem grandes deslocamentos;

– Estrutura mínima, bastando computador, internet e senha;

– Excelente relação Custo X Benefício;

– Entregar uma boa experiência;

– Estímulo para autoaprendizagem.


Para o professor:Como Criar Cursos Online

– Aumentar sua credibilidade e autoridade no segmento em que atua;

– Treinamento de um grande número de pessoas, ao mesmo tempo.

– Reprodução em escala, a um custo pequeno,

– Ter sua imagem divulgada em todo o território nacional e/ou internacional.

Leia o artigo em nosso site e conheça 10 bons motivos para ter seu próprio curso online, clicando aqui!


Para a empresa:

Atender a muitos colaboradores: quanto maior o número de funcionários a serem treinados, menor o custo do treinamento por pessoa.

Dispersão geográfica: o e-learning permite alcance de alunos, reunidos em classes, em diferentes localidades como no Brasil ou no exterior.

Custos menores: o e-learning diminui gastos, sem maior impacto sobre a qualidade e eficiência do treinamento.

Atualizações constantes de colaboradores: o e-learning possibilita que o conhecimento fique dentro da corporação e esteja disponível para todos que desejarem realizar o curso.

Se você ainda não tinha um motivo para ter seu próprio curso online, então, talvez estas informações sejam suficientes para que reflita sobre as possibilidades e oportunidades que obterá ao aderir à educação a distância.

Saiba que podemos ajudar no planejamento e produção do seu curso online de forma profissional. Conheça a solução completa que preparamos para você ou sua empresa, clicando no botão abaixo!

 


botao_sol_inovaclass

 


Como Criar Cursos Online: Créditos



Mohammed Qattan
, especialista em Gestão, Marketing, e-Learning e negócios para Internet. Possui mais de 15 anos de experiência na área de Educação a Distância. Professor da Fundação Getulio Vargas – FGV Online, nas áreas de Gestão, Marketing, Negociação e TI. Premiado pelo FGV Online por dois anos consecutivos (2009 e 2010). 

Formado em Administração de Empresas com ênfase em Marketing, MBA em e-Business, Doutorando em Ciências da Educação, além de diversos cursos de extensão/atualização na área de Gestão Empresarial. Sócio Diretor da Inova Class Educacional.

Como Criar Cursos Online

Deixe um comentário