e-Book Como Criar Cursos Online de Sucesso


e-Book Como Criar Cursos Online de Sucesso

e-Book Como Criar Cursos Online de Sucesso

Se você está pensando ou pretende desenvolver seu próprio curso online, é importante que compreenda o mercado de edução a distância e alguns pontos que serão fatores críticos de sucesso para seu novo negócio. 

Pensando nisso, criamos para você, o e-book Como Criar Cursos Online de Sucesso.

Este e-book é gratuito e poderá te ajudar no planejamento e criação do seu curso ou treinamento online.


Oportunidades

Atualmente, as pessoas apresentam uma rotina muito intensa em seu cotidiano.

O ambiente profissional apresenta muitas tarefas que precisam ser concluídas até o final do dia e ainda há a vida pessoal, que requer atenção à família, amigos e atividades do dia a dia.

As tarefas aumentam e o tempo diminui, por isso, cada momento deve ser bem aproveitado, pois é precioso para nosso crescimento pessoal e profissional.

Há uma demanda muito grande de pessoas que necessitam de tempo para estudar, para se atualizar em alguma área específica ou mesmo adquirir o conhecimento numa nova área.

Estudar é fundamental para quem deseja crescer profissionalmente e pessoalmente. O mercado de trabalho possui uma grande concorrência e para se destacar é preciso estar bem capacitado.

O termo “e-learning” vem de “eletronic learning” (aprendizado eletrônico) e é uma modalidade de ensino a distância, onde a aprendizagem é disponibilizada na internet, comumente oferecidos, por meio de cursos online hospedados em ambientes virtuais de aprendizagem (AVA).

ead_grafApenas como exemplo da taxa de crescimento na aceitação do mercado, os cursos de graduação a distância registraram crescimento de 15,7% entre 2012 e 2013, segundo dados do Censo da Educação Superior, divulgados pelo MEC (Ministério da Educação).

Nos últimos 11 anos, a oferta de cursos na modalidade cresceu 25 vezes.

Em 2014, os cursos de EAD somaram 3.868.706 matrículas, com 519.839 (13%) nos cursos regulamentados totalmente a distância, 476.484 (12%) nos cursos regulamentados semipresenciais ou disciplinas EAD de cursos presenciais e 2.872.383 (75%) nos cursos livres. Em 2015 esse quantitativo chegou a 5 milhões.

Se você ainda possui dúvidas se vale a pena investir em cursos online, os dados acima confirmam o crescente mercado da educação a distância.


O crescente mercado da educação a distância

e-Book Como Criar Cursos Online de Sucesso

e-Book Como Criar Cursos Online de Sucesso

No e-learning, as etapas de ensino são programadas, divididas em módulos, que seguem um raciocínio lógico e evolutivo.

Os cursos online são uma ótima opção para as pessoas que precisam de ensino de qualidade sem sair de casa, podendo ser realizado em qualquer horário e em qualquer local de acordo com sua disponibilidade, através de um computador, notebook, tablet ou smartphone conectado a internet.

Pelo fato de não ser necessária a presença em salas de aulas convencionais, é possível conciliar o trabalho com os estudos conseguindo unir a experiência profissional com o conhecimento teórico.

Empresas de todos os portes que sabem que bons treinamentos são imprescindíveis para seu crescimento, também podem garantir com o ensino a distância que seus funcionários estejam sempre atualizados e bem treinados e ainda diminuir seus gastos com qualificação em até 60%.


Algumas das dúvidas principais

Talvez, você já tenha pensado criar seu próprio curso online, mas, a partir daí, surgem algumas dúvidas.

Possivelmente, a primeira dúvida seja o custo de produção, porque envolve profissionais distintos no mercado. Listamos quatro itens essenciais para o planejamento de um curso online. Veja:


Material

Será necessário organizar e preparar o material (aulas) que você possui para apresentar aos seus alunos de forma lógica. Esse material dará
origem às suas videoaulas, por meio da filmagem e/ou produção de materiais didáticos.


Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)e-Book Como Criar Cursos Online de Sucesso

Onde os vídeos e demais materiais serão disponibilizados para que seus alunos, clientes ou colaboradores possam acessar?

Este é outro ponto importante, e que em muitos casos, necessita da contratação de serviço de uma segunda empresa.

É preciso que o conteúdo do seu curso fique disponível num ambiente virtual de aprendizagem (AVA), afinal, estamos falando de um modelo de educação a distância.

Não é apenas ter os vídeos prontos e disponibilizá-los no YouTube, senão, como você terá controle de inscritos?!

Para que haja qualidade no curso que pretende oferecer, é necessário que este esteja disponibilizado num AVA que possua recursos que possibilitem o que deseja com qualidade.

Seus alunos terão acesso a este ambiente seguro por meio de login e senha, entrarão em determinadas áreas do ambiente, onde poderão assistir suas videoaulas, acessar materiais didáticos e demais recursos, como interatividade e atividades, se necessário.


Site e e-commerce

Mesmo com tudo pronto para que seus alunos possam fazer seu curso, como eles irão comprar e se inscrever? 

É necessário que haja um site ou página específica para divulgar as informações sobre seu curso e que o mesmo esteja preparado para que seus alunos possam comprar, por meio de um sistema de pagamento seguro (e-commerce).


Divulgação

Apesar de todos os três itens acima estarem prontos, sem a devida divulgação e propaganda, seu curso será apenas mais um curso disponível na internet sem visitação ou vendas. É preciso um plano de comunicação para vendas.

Tendo em mente o potencial que os cursos online podem oferecer para o seu negócio ou para sua empresa, saiba que este momento tem se mostrado bastante propício para se investir em EAD devido à evolução dos recursos tecnológicos disponíveis no mercado.


Planejando um curso online

A partir daí, para iniciar a produção do seu próprio curso online, o primeiro passo é fazer um bom planejamento pensando em pontos como:
1 – Qual o público alvo?
2 – Qual a carga horária do curso?
3 – Como será a organização do conteúdo?
4 – Qual a plataforma EAD?
5 – Como o curso será divulgado?
6 – Como o curso será vendido? Qual sistema de pagamentos será adotado?
7 – Como será feita a propaganda para impulsionar as vendas?
8 – Será tudo automatizado?

Gostaria de entender um pouco mais sobre cada uma das questões acima e outros pontos importante para o desenvolvimento do seu curso online? 

Então, não deixe de fazer o download do e-book Como Criar Cursos Online de Sucesso, clicando na imagem abaixo. setas-png-1

 download-como-criar-cursos-online

e-Book Como Criar Cursos Online de Sucesso

Deixe um comentário